Fato e ficção na criação da Identidade Olfativa do seu negócio

Aroma bom é aquele inspirado em uma marca famosa?
MITO
Para criar a identidade olfativa do seu negócio, escolha um aroma que:
- Seja artesanal e personalizado, garantindo a autenticidade da sua marca;
- Crie uma conexão emocional única com os clientes, sem remeter a cheiros comuns e já conhecidos;
- Represente o conceito e os valores da sua empresa;
- Tenha alta fixação e longa duração;
- Seja vegano e cruelty-free.

Cheiros influenciam nossas decisões?
VERDADE
O olfato está ligado ao sistema límbico, que é responsável por emoções e memórias.
Ao entrar em um ambiente, o cérebro processa os aromas instantaneamente, influenciando o estado de humor, a sensação de conforto e até a decisão de compra.

A identidade olfativa só importa em ambientes físicos?
MITO
A identidade olfativa vai além de espaços físicos e também é indicada para produtos, embalagens e brindes.
Um aroma personalizado ativa a memória sensorial, fortalece o vínculo emocional com os clientes e impulsiona a fidelização.

Aromas artesanais possuem maior durabilidade e fixação do que óleos essenciais?
VERDADE
Aromas artesanais são ideais para espaços com longos horários de funcionamento, como consultórios, lojas e escritórios, pois garantem perfumação constante e duradoura.
Já os óleos essenciais evaporam rapidamente, exigindo reaplicação frequente.

Investir em marketing olfativo é algo supérfluo?
MITO
A identidade olfativa é uma ferramenta poderosa para fortalecer seu negócio.
Aromas personalizados elevam a experiência, reduzem o stress, promovem a fidelização e traduzem exclusividade de marca.

Difusores de varetas funcionam como itens decorativos?
VERDADE
Além de sua função aromática, difusores de varetas trazem sofisticação ao ambiente e refletem cuidado com o cliente.
São ideais para espaços compactos, liberando gradualmente o aroma de forma equilibrada.